Estava pensando no Facebook e resolvi escrever esse texto, não publiquei pois estava desconectado. Mas, agora que vislumbra uma crise de abstinência facebookiana resolvi publicar.
Nele distorcemos como percebemos a realidade, e principalmente distorcemos como é a realidade das pessoas. Querendo ou não terminamos por comparar nossas vidas e o que acontece com ela com os outros.
Todos só postam coisas boas, positivas, o Facebook mostra pessoas felizes, viajando, realizando sonhos, alcançando objetivos, se casando, se formando, é o filho ou neto que nasceu cheio de vida e saúde, por aí vai. É um leque de conquistas, satisfações e pessoas alegres e realizadoras. Todo mundo está feliz e realizado!
Dessa forma se estamos com algum problema pensamos e achamos que nossas vidas não são boas. Por outro lado somos levados a postar coisas boas, para ter boas interações, dessa forma nos sentimos mais felizes e essa felicidade leva ao descontrole.
Essa dependência antes era mais comum nos jovens, nos anciosos e nas pessoas inseguras, mas hoje em dia esse mal está afetando praticamente todos os usuários.
Já reparou que, além disso sempre que você entra na rede social, você fica mais descontrolado, não resiste as tentações, come mais e compra mais e estuda menos. Quer dizer que, o Facebook te faz engordar, se endividar e você diminui a vontade de estudar. Podem reparar as pessoas que, usam mais o Facebook são mais gordas.
Agora mesmo que estou escrevendo esse post, estou vendo na minha linha do tempo só gente feliz, são postagens sobre comidas deliciosas, aniversário de casamento, juras de amor eterno, mensagens de aniversários, do amigo surfista que está numa praia paradisíaca, outros na fazenda com amigos, pessoas de férias viajando, etc..etc..etc.. que bom.
Tem também algumas postagens sobre os diversos assuntos extremaente desnecessários, alguns protestos sobre o governo…. Enfim as mesmas coisas de sempre.
Com quantas pessoas estamos de fato nos relacionando no mundo real? Estamos sós, ou acompanhados? Quantos estão só agora?
É a internet que faz as pessoas se sentirem solitárias ou são as pessoas solitárias que são mais atraídas pela internet?
Vocês já pensaram que o uso do Facebook podem levar as pessoas a se sentirem mais sozinhas?
Penso que não seja o Facebook que causa isso e sim a forma que estamos usando o Facebook. Se você usa o Facebook para compartilhar conteúdo legal, trocar mensagens, fazer novas amizades, muito provavelmente ele está sendo positivo para você.
Por outro lado, se você usa o Facebook apenas para acompanhar o que as pessoas fazem e o que o publicam, eu acho que você é um bom candidato para desenvolver um relacionamento sadomasoquista com o Facebook.
A ciência já tinha avisado antes, só que era difícil definir se o Facebook era coisa de gente deprimida, ou se ele de fato acabava com a felicidade das pessoas.
Enfim, eu não estou querendo aqui dizer que você deve fugir do Facebook, longe disso. Mas pense na forma como você usa. O que você está deixando de fazer enquanto se senta e fica horas olhando o Facebook?
O uso do Facebook faz você conhecer ou aprender algo diferente?
Como se sente depois de passar 30 minutos no Facebook?
Sente que ganhou algo ou perdeu tempo?
Pense nessas perguntas, especialmente quando estiver com o Facebook na sua frente.
Bom eu sei que não é fácil meu amigo, mas nesses últimos tempos que não estou entrando no Facebook com tanta frequência posso afirmar que estou bem melhor.
Dispende muito tempo a pensar no Facebook e a ligar-se à Internet para usá-lo?
Sente a necessidade de usar o Facebook muitas vezes e por longos períodos de tempo?
Já tentou reduzir a sua utilização do Facebook, mas não conseguiu?
Fica inquieto ou nervoso se o proibirem de usar o Facebook?
O uso do Facebook já teve efeitos negativos nos seus estudos ou trabalho?